A medicina veterinária é uma carreira que exige dedicação, formação sólida e busca contínua por conhecimento. De acordo com o Conselho Federal da categoria, o CFMV, há quase 240 mil especialistas formados no Brasil. Desse total, 182,3 mil estão na ativa. Para auxiliar novos profissionais a darem os primeiros passos nessa jornada, Mário Falcão, especialista em oftalmologia veterinária de pequenos animais, cita cinco passos fundamentais que todo recém-formado deve considerar:
- O 1 º passo é obter uma sólida formação acadêmica: conclua o curso de medicina veterinária em uma universidade credenciada e obtenha as qualificações necessárias.
- 2º desenvolva habilidades práticas: participe do maior número possível de estágio extracurricular, além de programas de iniciação científica e pesquisa e atividades extracurriculares para aprimorar suas habilidades clínicas.
- 3º construa uma rede ( networking): conecte-se com veterinários, mentores e profissionais do mercado pet para expandir seu conhecimento e obter oportunidades de estágios e trocas de experiências. A mentoria também é uma ótima ferramenta de crescimento .
- 4º Mantenha-se atualizado: participe de congressos, leia literatura científica e faça cursos de desenvolvimento profissional para se manter atualizado sobre os avanços da medicina veterinária. Hoje existe uma gama de opções de cursos on-line e presenciais e muitos deles são gratuitos. Outra boa opção é a participação em semanas acadêmicas e seminários.
- 5º escolha um caminho de carreira: explore diferentes áreas da medicina veterinária, como clínica de pequenos animais, medicina de animais exóticos, animais de grande porte ou pesquisa, para identificar seus interesses e objetivos.
O médico destaca ainda os principais erros de quem está começando na medicina veterinária, como superestimar suas habilidades, dificuldade de comunicação com o paciente, ignorar o marketing e o networking, e ainda mais grave, negligenciar o autocuidado. Para o especialista, cuidar da saúde física e mental é fundamental para evitar o esgotamento e manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.
O mercado veterinário de 2024
O mercado de saúde animal está em constante evolução, com especialidades emergentes ganhando destaque. Para o médico os tipos mais promissores neste ano, são a: medicina de animais exóticos, a comportamental e a que compreende áreas já estabelecidas, como cirurgia geral, oftalmologia, ortopedia e oncologia, assim como geriatria, nefrologia e pneumologia.
Dr Mário destaca ainda que os veterinários devem se adaptar aos novos modelos de negócios. “Planos de saúde para pets e clínicas especializadas são formatos promissores que podem ser explorados de acordo com as expectativas e perfil do empreendedor”, comenta.
Um conselho aos recém formados
“Busquem conhecimento continuamente e nunca se acomodem. Tracem um planejamento de carreira e, se necessário, contem com um mentor para ajudar na execução do plano é essencial”, aconselha Falcão. “Defina o que é sucesso para você e construa um plano para alcançá-lo”, finaliza.
Acompanhe esses e outros assuntos nas redes sociais: @centroveterinariodavisao e @doutormariofalcao.