Com o objetivo de reunir expoentes da velha guarda do samba e os novos músicos do cenário cultural brasiliense, promovendo a troca de experiência intergeracional, o projeto Encontro de Gerações segue com a programação itinerante pelo Distrito Federal. Nesta segunda-feira (20/05), a partir das 14h, o Centro de Convivência de Idosos do Guará recebe a apresentação gratuita dos senhores do grupo Poetas do Samba e dos jovens da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília. O repertório traz clássicos do samba, do chorinho e da música popular brasileira.
De acordo com a coordenadora do projeto, Ester Braga, espaços como esses são essenciais para promover a socialização das pessoas idosas e mostrar a importância do contexto sociocultural na melhor idade. “Possibilitar atividades sociais e culturais que geram sentimentos positivos se faz cada vez mais necessário, especialmente quando convivemos com altos índices de violência contra pessoas idosas no Brasil.”
Idealizado por Ester Braga, diretora da ABÈBÈ Produções, e realizado em parceria com o Instituto Latinoamerica e fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o projeto Encontro de Gerações vai passar por oito regiões administrativas. Essa é a quarta apresentação da programação, que circula por Centros de Convivência de Idosos, escolas e espaços públicos do DF.
Poetas do Samba: Formado por Amílca Paré, Antônio Siqueira, Luacia de Maria, Maurílio Gomes, Salvador, Walter Pinori, Kalidasa Santos e Luiz Antônio Jambeiro, o grupo Poetas do Samba foi idealizado por Ester Braga em 2015. Hoje, o trabalho desses músicos da velha guarda já é reconhecido por sambistas de renome nacional como Monarco da Portela, que foi homenageado pelo grupo em 2017, Arlindo Cruz, Roque Ferreira, Renata Jambeiro, entre outros artistas.
Orquestra de Cavaquinhos de Brasília: Criada pelo maestro Dudu Oliveira, em 2010, paralelamente ao Projeto Sociocultural Waldir Azevedo, a Orquestra de Cavaquinhos de Brasília coleciona apresentações em importantes espaços culturais da cidade como Clube do Choro, Centro Cultural Banco do Brasil, Festival de Orquestras Populares da Caixa Econômica Federal.
Inclusão: Para ampliar o alcance dessa troca de experiências, todas as apresentações musicais e rodas de conversa contarão com audiodescrição e tradução em LIBRAS.
SERVIÇO
Encontro de Gerações
Quando: entre abril e junho de 2024
Onde: confira a programação abaixo.
Quanto: Entrada franca
PROGRAMAÇÃO
20/05 – Segunda-feira, a partir das 14h
Centro de Convivência de Idosos do Guará – Área especial do Cave Guará ll
27/05 – Quinta-feira, a partir das 14h
Escola CEF 01 Candangolândia
29/05 – Quarta-feira, a partir das 18h
Biblioteca Escolar e Comunitária Rui Barbosa – Qd 04 Sobradinho
06/06 – Quinta-feira, a partir das 14h
Associação dos Idosos Ceilândia – EQNM 05/07 Área especial/ Ceilândia
Realização: Instituto Latinoamerica I ABÈBÈ PRODUÇÕES
Apoio: Agenda Cultural Brasília I Projeto Waldir Azevedo
Parceria: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Termo de Fomento 159/2023 – Processo Nº 00150