Estar na ausência de luz, para muitos, pode provocar angústia, medo e trazer uma sensação de perigo, no entanto, é na escuridão que o corpo descansa e a mente se acalma. Em Noite, um espetáculo pensado para a primeira infância, atrizes convidam o público a mergulhar nesse aconchego.
Em meio a um sutil jogo de luz, sombras delicadas, sons intrigantes e silêncios que aguçam a atenção, Noite estimula a imaginação e transforma o que era medo em curiosidade. Tornando, assim, um ambiente sem luz em um espaço para brincadeiras onde há beleza, conforto e segurança.
A criação desse espetáculo para bebês teve como inspiração as ilustrações do desenhista uruguaio Gervasio Troche. Seu trabalho, em preto e branco e que explora a imaginação do observador, serviu de ponto de partida para a concepção das cenas.
Um obra cênica colaborativa
Concebido e dirigido pelo Coletivo Antônia, Noite abriu caminho para processos colaborativos. Do encontro entre as pesquisadoras musicais MariMira e Patricia Egito surgiu a primeira trilha sonora original para a primeira infância. Já a iluminadora Ana Quintas, parceira do Coletivo, fez seu primeiro desenho de luz para o Antônia. Porém, “a mais importante parceria de todas são os bebês e crianças das creches visitadas durante o processo de pesquisa, eles são os grandes cocriadores de Noite”, afirmam as integrantes do Coletivo. A realização do projeto conta com fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
O Coletivo Antônia
Fundado em 2009, o Coletivo tem como missão realizar experiências únicas por meio do teatro, sem impor verdades universais e que permitam ao espectador criar seu próprio caminho dentro da dramaturgia das obras. O foco na criação está em nutrir o encantamento dos bebês e estimular suas emoções, poéticas e estéticas, bem como valorizar a delicada interação entre crianças e adultos. Trabalhos esses que já percorreram 60 cidades brasileiras e de outros países da América Latina.
Membro do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) e da Red Latinoamericana de Creación para los Primeiros Años, o Coletivo Antônia participa ativamente de debates, mesas redondas e festivais nacionais e internacionais, visando contribuir para a formação da infância e juventude brasileira. Mais informações: https://coletivoantonia.com/
Sinopse
Quando a luz do dia cochila, a noite chega devagarinho com sua imensidão. É na noite que o escuro sai do seu esconderijo, ocupando cada buraquinho. O medo e a coragem se entrelaçam em sua dança e a luz do corredor se torna o guardião dos sonhos. Nessa sinfonia de luzes e sombras, a noite revela seus segredos, convidando-nos com olhos curiosos e coração valente.
Ficha técnica:
Direção e concepção: Coletivo Antônia | Atuação: Cirila Targhetta, Kamala Ramers e Tatiana Bittar | Direção de arte: Roustang Carrilho | Trilha sonora original: MariMira e Pati Egito | Fotografia: Mariah Bittar | Registro audiovisual e edição de vídeo: Joy Ballard | Desenho e operação de luz e som: Ana Quintas | Técnico de luz: Lemar Rezende | Produção executiva: Carol Barreiro e Janaina Mello | Ninja Loka Produção | Assessoria de imprensa: Território Comunicação | Social media: Manuela Correa | Design: Maíra Zannon | Ilha Design
Press-kit: https://bit.ly/EspetaculoNoite
Serviço:
Local: Teatro Paulo Gracindo (SESC Gama, SIND QI 1)
Data: 29 e 30 de abril, e 1º de maio
Horários: 9h, 11h, 15h e 17h
Entrada gratuita com retirada de ingressos pelo Sympla
Duração: 35 minutos
Classificação indicativa: livre, indicado para bebês e crianças
Informações: www.instagram.com/coletivoantonia
Capacidade do teatro: 362 espectadores