No dia dos namorados, celebrado em 12 de junho, a expectativa do comércio e do setor de serviços é de aumento nas vendas. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF), espera que 72% dos estabelecimentos tenham faturamento maior do que em 2023. Cerca de 69% esperam faturar até 30% a mais neste ano.
De acordo com Beto Pinheiro, presidente da Abrasel-DF, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o setor. “A expectativa é que as empresas tenham faturamento um pouco maior que ano passado.No entanto é importante destacar que a maioria dos estabelecimentos ainda operam com uma margem muito apertada. Conforme a pesquisa mostra, 43% das empresas estão com dividas em atraso e 25% estão rodando em prejuízo. O setor está longe da estabilidade. Precisamos continuar lutando para diminuir o endividamento e a dificuldade para colocar todas as contas em dia”, destacou.
Quando questionados sobre a capacidade de reajustar os preços dos cardápios para acompanhar a inflação, 55% dos empresários conseguiram reajustar os preços conforme ou abaixo da inflação, 13% conseguiram reajustar acima da inflação e 32% não conseguiram reajustar os preços.
A pesquisa também abordou a questão dos atrasos nos pagamentos, como encargos, impostos e aluguel, revelando que 43% dos empresários admitiram ter pagamentos em atraso. Entre os pagamentos em atraso, destacam-se: impostos federais (82%), impostos estaduais (64%), serviços públicos (água, gás, energia) (36%) e encargos trabalhistas (32%).